Boas Vindas!

Seja bem vindo(a) ao nosso blog...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Projeto Folclore...

No ano passado, o Projeto Folclore foi desenvolvido como uma extensão do Projeto Junino (é festa no interior), pois queríamos que as crianças percebessem o folclore brasileiro como parte de suas vidas, de seu cotidiano, manifestando-se nas tradições orais passadas pelos avós, nas receitas culinárias, na medicina popular, entre outras práticas. Dessa forma, utilizamos o projeto sugerido pelas amigas educadoras, do blog Amigas da Educação, que trazem duas propostas, uma para educação infantil e outra para o ensino fundamental, mesclamos as duas e agora apresentamos o resultado para vocês através das fotos do evento...
Antes postamos o Projeto...
Projeto Folclore
PROJETO FOLCLORE - BRINCANDO COM FOLCLORE
1. Apresentação
Turmas: Creche e Pré-Escola
Período: Manhã e Tarde
Duração: 15 dias
2. Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
3. Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
4. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
5. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
6. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
7. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
8 Atividade Culminante: Exposição do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Você sabia que...
... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.
9. Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Fonte- Meus trabalhos pedagógicos.

Projeto Folclore II
PROPOSTA DE TRABALHO
Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Objetivos:
-reconhecer a importância cultural do folclore
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-reconstruir código lingüístico e artístico
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da pesquisa
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção
Conteúdo:
v Pré-escola e Infantil:
Músicas folclóricas
v 1ª série:
Brincadeiras folclóricas
v 2ª série:
Adivinhações
v 3ª série:
Parlendas e trava-línguas
v 4ª série:
Receitas folclóricas
v 5ª série:
Folclore Urbano
Lendas Urbanas
Personagens Folclóricos
Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada.
Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas, posteriormente todas as turmas confeccionarão um pequeno álbum onde estarão contidos alguns exemplos de cada oficina realizada no decorrer do projeto.
Agora sim, vejam as fotos...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário